Notícias - Morais Imóveis - Joaçaba
CRECI: 5959-J

Não achou o que estava procurando?

Diga-nos o que procura e entraremos em contato

BLOG

Casa de madeira

04/08/2021

Casa de madeira: quais as vantagens e o que considerar ao optar por elas

Optar por uma casa de madeira pode trazer muitos benefícios para quem quer construir um lar. Elas são econômicas e com construção mais rápida, além disso, seu custo-benefício costuma agradar.
 

No Brasil, é muito comum encontrar casas de madeira pré-fabricadas em sítios ou locais em que os proprietários visitam aos fins de semana. Porém, elas podem ser construídas na cidade e são uma ótima alternativa para reduzir gastos. Elas podem ser encontradas no mercado em diversos modelos e já são muito comuns em outros países, como por exemplo, nos Estados Unidos.

As casas de madeira possuem inúmeras vantagens, mas ainda faltam informações sobre essa opção e por isso não são tão populares. Pensando nisso, preparamos esse artigo com as vantagens e desvantagens desse tipo de construção e mais algumas dicas para escolher a sua. Confira!

Casa de madeira: como é construída?
 
Existem diversos métodos para se construir uma casa de madeira. Contudo, na maioria dos casos, a parte de madeira é pré-fabricada. Assim, estrutura e fechamentos são construídos fora da propriedade e chegam prontos na obra para serem montados. Essa é uma vantagem muito buscada por quem opta pela casa de madeira. O modelo escolhido dependerá da empresa de construção escolhida. Normalmente, elas possuem modelos padronizados e a partir deles é possível fazer adaptações.

A qualidade e durabilidade da casa dependerá da madeira utilizada e da manutenção de tempos em tempos. Por isso, é sempre importante verificar com o fornecedor qual material foi utilizado. As madeiras mais comuns são as de lei, como Peroba, Grápia, Pinus e Imbuia. A procedência da madeira é muito importante para garantir que se trata de madeiras de reflorestamento.

 
Vantagens da casa de madeira
 
Apesar das casas de alvenaria serem mais comuns no Brasil, a casa de madeira é uma excelente opção e apresenta muitas vantagens para os moradores:

Aconchego

Ter uma casa de madeira é desfrutar de uma sensação de aconchego e acolhimento. Essa sensação se dá pela cor da madeira. Com uma tonalidade mais quente e remetendo ao campo ela é uma ótima aposta para quem gosta do estilo rústico e de um ambiente caloroso.

Preço

Em algumas situações a casa de madeira pode custar até 20% a menos que uma casa de alvenaria. Isso porque, existe uma economia significativa em materiais já que dispensa o uso de cimento, tijolos e tintas. Sua manutenção também costuma ser mais barata, com menos bagunça, poeira e quebra-quebra, reduzindo o tempo gasto em reparos futuros.

Tempo de construção

Optar por uma casa de madeira tem a vantegem de que seu tempo de construção é muito inferior ao de uma casa de alvenaria. Em até três meses é possível vê-la erguida, pronta para morar.

Isolamento térmico e acústico

A madeira é um exímio isolante térmico. Ela é responsável por manter a casa na temperatura ideal. No inverno, a casa de madeira possui uma temperatura agradável, não esfriando demais, enquanto no verão essas construções não esquentam tanto. Assim, aqueles que sofrem com as alterações de temperatura costumam gostar das casas de madeira.
Além disso, a madeira também é um excelente isolante acústico. Morar nessas casas costuma ser bastante tranquilo já que é possível reduzir os ruídos externos e ter uma casa silenciosa.

Durabilidade

Diferente do que muitos acreditam, uma casa de madeira pode durar muitos anos. Para isso é preciso que ela tenha sido construída com madeira de boa qualidade e receber manutenção de tempos em tempos.

Desvantagens da casa de madeira
 
Apesar de todas as vantagens, a casa de madeira requer cuidados para que sua construção não resulte problemas futuros:

Precauções

Uma casa de madeira requer cuidados diferentes dos de uma casa de alvenaria. Não tomar certos cuidados pode resultar em problemas com cupins e umidade ou até mesmo desgaste devido a ações do tempo. Isso pode acabar por reduzir a vida útil da casa, mas pode ser contornado com uma série de cuidados. Além de impermeabilizar a casa, é importante que a madeira passe por um tratamento antichamas e contra pragas.

Qualidade

Essa desvantagem está diretamente ligada à origem da madeira. Se o material empregado na construção não for de qualidade é possível que rangidos e falhas estéticas estejam presentes e incomodem os moradores.

Logística do terreno
 
Citamos anteriormente que uma das vantagens da casa de madeira é a sua facilidade de montagem. Contudo, dependendo das características do terreno será preciso que ele seja nivelado antes.

Ruídos

Com o tempo é possível que a madeira, de maneira natural, comece a apresentar ruídos. Isso é provocado por alterações ao longo do tempo, principalmente por causa das mudanças de temperatura, que podem fazer com que a madeira tenha pequenos estalos.

Exigência de mão de obra especializada

A casa de madeira exige mão de obra especializada seja para sua construção ou quando é necessário fazer algum reparo. Para garantir a segurança do processo de reparo é importante escolher alguém com experiência e qualificação no assunto. Esse pode ser considerado um ponto negativo devido a dificuldade de se encontrar mão de obra especializada em algumas regiões.

Construir uma casa de madeira não é tão trabalhoso quanto uma casa de alvenaria já que essas propriedades são pré-fabricadas. Contudo, além da construção o proprietário deve se responsabilizar por providenciar toda a parte hidráulica do imóvel. Assim, comprar um imóvel pronto pode ser uma excelente opção. Para isso, você pode contar com o site da Morais Imóveis. Com um grande portifólio, oferecemos inúmeras casas de diferentes modelos e formatos, inclusive as casas de madeira. Confira!

Notícias Relacionadas

Você tem certeza?