CRECI: 5959-J

Não achou o que estava procurando?

Diga-nos o que procura e entraremos em contato

BLOG

Vistoria de imóveis: o que é, como é feita...

26/05/2021


Vai alugar ou comprar um imóvel? Entenda por que a vistoria de imóveis é tão importante para esses tipos de transações imobiliárias.

A vistoria de imóveis é uma atividade muito necessária para transações imobiliárias, sejam elas contratos de locação ou de compra e venda. Através do documento gerado após a vistoria o inquilino e o locador conseguem se resguardar. Isso porque, o inquilino fica ciente de como o imóvel estava antes de sua ocupação e como deverá ser devolvido. Sendo assim, gastos e conflitos entre as partes podem ser evitados.

Além disso, a vistoria de imóveis também é bastante útil na hora de realizar a compra de uma propriedade. Sem ela, os compradores restringem seus conhecimentos sobre o imóvel à sua visitação. Com o laudo de vistoria é possível identificar problemas na infraestrutura e assim pesar se os gastos extras para reparo valem a pena. O laudo também se mostra útil na hora de negociar possíveis descontos.

O que é a vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis trata-se de uma avaliação que tem por objetivo identificar problemas na estrutura de um imóvel. O recomendado é que ela aconteça na hora da entrega e devolução das chaves para os contratos de locação. Essa ação garante condições de ocupação para o próximo morador, além de resguardar inquilino e locador. Isso porque, é dever do inquilino devolver a residência nas mesmas condições em que lhe foi entregue. Assim como cabe ao proprietário entregar a propriedade nas melhores condições possíveis.

Além disso, como dito anteriormente, a vistoria também vale para contratos de compra e venda. Isso porque, ela permite identificar eventuais problemas que passariam despercebidos em uma visitação comum. Em alguns casos a vistoria de imóveis pode servir para reconsideração do fechamento de um contrato já que pode verificar eventuais despesas para os novos proprietários.

Como funciona a vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis consiste na análise de sua infraestrutura. Com isso é possível garantir o bom estado do imóvel antes e após o uso pelo inquilino. Essa atividade deve ser feita por um vistoriador, ou em alguns casos por um corretor.

Para realizar a vistoria de imóveis o profissional precisa contar com alguns equipamentos como uma trena ou fita métrica para verificar as dimensões do imóvel. Além disso, é importante ter um registro visual da propriedade, portanto é importante estar sempre com uma câmera ou o seu celular. Para verificar o funcionamento das tomadas existem chaves de testes específicas que precisam ser utilizadas. Além disso, é importante que o vistoriador leve uma lâmpada para verificar o funcionamento dos bocais, além de algo para registrar suas observações como um bloco de notas e caneta.

Ao fim da vistoria o laudo deve ser anexado ao contrato de locação e assinado por todas as partes.

Os tipos de vistoria de imóveis

Sabemos que a vistoria de imóveis é muito importante para negociações imobiliárias. Contudo, existem três tipos de vistoria:

Vistoria inicial: é realizada antes de o locatário se mudar para o imóvel. Seu objetivo é registrar o estado em que a propriedade se encontra com dados escritos e registros fotográficos;

Vistoria de constatação: geralmente realizada após um período de obras para confirmar reparações feitas no imóvel ou a pedido do locador para constatar o estado em que a residência se encontra;

Vistoria final: objetiva comparar os dados com aqueles coletados na vistoria inicial. Assim, é possível identificar quais avarias e danos apareceram durante o período da locação.

A importância da vistoria de imóveis

A vistoria de imóveis gera um documento chamado laudo de vistoria. Assim, é ele que mostra as reais condições da propriedade, sejam aparentes ou estruturais. Esse documento resguarda todas as partes envolvidas na negociação. Para o caso dos inquilinos, é possível comprovar que o imóvel está sendo devolvido ao fim do contrato da mesma forma com que foi entregue. O contrário também é válido para os locadores.

Devido às particularidades que envolvem a elaboração desse laudo, é importante que um profissional realize a vistoria. Muitas imobiliárias oferecem esse serviço através de seus corretores, e apesar dos laudos seguirem um padrão, é importante que os profissionais sempre busquem aprimorar seu sistema para personalizar cada vez mais o serviço.

As transações de compra e venda ou locação de um imóvel precisam ser analisadas com muito cuidado e atenção. Por se tratar de negócios que envolvem altos valores, é importante contar com o apoio da Morais Imóveis.

Além disso, confira o blog da Morais Imóveis, com artigos relevantes e confiáveis sobre o mercado imobiliário. 

Notícias Relacionadas