CRECI: 5959-J

Não achou o que estava procurando?

Diga-nos o que procura e entraremos em contato

BLOG

ORIGEM E TENDÊNCIA

11/05/2021

ORIGEM E TENDÊNCIA: Métodos de contrução tradicionais voltam à arquitetura como decoração.

 As tendências na decoração estão se tornando cada vez mais simples e minimalistas, com inspirações naturais e foco no essencial. Os espaços interiores puros permitem a manifestação da individualidade e da autenticidade do seu morador. Aos poucos, essa manifestação funde-se com o resgate afetivo das origens de pessoas, de comunidades e de culturas.

 


Numa atualidade em que nossa herança cultural é tão importante, os lançamentos de produtos não ficam de fora. A macrotendência do resgate aos símbolos do passado reassume até mesmo as antigas técnicas de construção como estética visual. As construções tradicionais onde são empregadas técnicas e materiais locais estão servindo como inspiração para artigos de revestimentos no mercado da arquitetura.

 
A marca Castellato lançou em 2020 o revestimento Adobe, que reproduz a aparência dos antigos tijolos de palha e terra crua. A intenção foi resgatar a memória afetiva das técnicas construtivas tradicionais, mas em um produto com a resistência do concreto arquitetônico. O visual rústico e a textura aparente do revestimento Adobe, são indicados principalmente para ambientes residenciais.
 
 Adobe Terracota – Equipe Casa Vogue Experience – Foto Favaro Jr.


Neste ano de 2021, a arquitetura vernacular esteve novamente presente nos lançamentos da Expo Revestir. Desta vez, a explorou a beleza e as memórias do Pau a Pique. Segundo a marca, o revestimento exalta a versatilidade do concreto arquitetônico e se entrelaça entre ripas secas de bambus nativos, proporcionando uma rusticidade cativante.

 
 
Pau A Pique Terracota - Produção Castelatto - Foto Favaro Jr.

O resultado destes resgates aos símbolos do passado é a valorização das origens, do patrimônio local e da natureza. As técnicas vernaculares de arquitetura, que não possuem preocupação estética, se tornam agora autênticos materiais no mercado comercial.